Mudanças no Público de Ficção Científica


No programa Espaço Aberto, o apresentador leva convidados para falar a respeito das mudanças no público de ficção científica assim como sua popularidade no Brasil.

Para aqueles que procuram boas recomendações de clássicos da literatura fantástica estrangeira, este vídeo possui alguns títulos que inspiraram filmes famosos como Odisséia 2001, Matrix, etc.

O vídeo também fala sobre as diferenças no público dos anos 70-80, que não possuíam tanta tecnologia à disposição e o público de agora, com informação disponível em um único clique. Percebemos como nos tornamos mais exigentes em relação as idéias apresentadas nas histórias. Preferimos, em geral, idéias mais realistas, com conceitos inovadores e que saiam um pouco do padrão destruição do mundo/donzela em perigo. Muitos leitores no mundo inclusive procuram novos títulos de ficção científica que lidam com sua área de trabalho. Um exemplo é a entrevista com a bióloga molecular que procura livros que falam sobre o DNA, com idéias plausíveis e interessantes. Ao invés de ler somente documentos acadêmicos, teóricos e de não-ficção, essas pessoas optam também por algo mais dinâmico e criativo.

Adriano Fromer, da Editora Aleph, também mostra o outro lado deste mercado. A reimpressão de clássicos de literatura fantástica como Ubik, Neuromancer, etc. atraem uma nova geração de leitores, ansiosos para conhecerem os títulos que conquistaram milhares no mundo todo.

 

Anúncios

One Response to Mudanças no Público de Ficção Científica

  1. Olá Larissa,

    Pois é, a Aleph também vai lançar o Anno Drácula. Isso é fabuloso pois o livro tem 17 anos e é a primeira vez que teremos ele nas livrarias brasileiras.

    Vou colocar um link deste seu maravilhoso blog no meu http://www.contosdevampiroseterror.blogspot.com.

    foi um prazer em te conhecer.
    abraços
    adriano siqueira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: