Cientistas estão próximos de criar o HAL 9000?


A Folha Online divulgou hoje um artigo chamado “Cientistas criam computador que reconhece sarcasmo. Segundo a reportagem, já existiam algoritmos capazes de identificar sentimentos humanos positivos e negativos, e agora, além dos mais óbvios, eles também conseguem reconhecer o sarcasmo.

Este é somente o primeiro passo para uma melhor comunicação entre humanos e máquinas. Ainda sim, lendo esta notícia, pensei em algumas futuras possibilidades que me deixaram intrigada (e também assustada).

Por exemplo, quando aflição ou medo puder ser identificado, conseguiremos reforçar a segurança de sistemas que utilizam o reconhecimento de voz. Mesmo se uma das pessoas que possuísse autorização de acesso fosse rendida por um criminoso, o computador poderia, através do reconhecimento de emoções que indicam perigo, não dar passagem e acionar a policia.

Ou então, não seria nada inconcebível imaginar que um computador que conseguisse identificar sentimentos também fosse capaz de reproduzi-los.  Uma possibilidade que só existia no universo fantástico de livros e filmes agora se torna quase possível, mesmo que em um futuro ainda distante.

O filme Matrix, 2001 – Uma Odisséia no Espaço, a série de TV Battlestar Galáctica, etc. tornam-se quase plausíveis perante a realidade em que vivemos. A questão, agora, torna-se outra. Será que isso é algo que realmente queremos? Todos os exemplos acima relatam terríveis consequências para a raça humana. Será que presenciaremos a ficção transformando-se em realidade?

Logo saberemos. Isto é, se o mundo não acabar em 2012.

Anúncios

One Response to Cientistas estão próximos de criar o HAL 9000?

  1. […] a ponderar que talvez, tudo nesse mundo, se trata de uma equação esperando para ser resolvida. Se, temos emoções sendo identificadas através de algoritmos, o que nos impede de descobrir um campeão antes do […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: