Árbitro: Profissão que logo será extinta


Por: Larissa Caruso

Na Copa do Mundo de 2010, temos visto diversos dilemas relacionados à arbitragem. Os erros foram gritantes.  Tivemos gols ilegais e legais que, se apitados corretamente, poderiam ter decidido partidas.  Infelizmente, devido à falta do uso de recursos tecnológicos para revisão de lances, nada foi feito.

A pergunta que não quer calar é por que a FIFA se recusa a usar esses tipos de recursos durante os jogos.

Na verdade, não é a FIFA que está com medo, mas sim os árbitros. A Abril publicou uma matéria chamada “Uso de tecnologia no futebol divide opinião de árbitros.”, onde, além de falar sobre o assunto polêmico da tecnologia no futebol, os jornalistas também procuraram saber a opinião dos profissionais em questão. Muitos dos ‘homens de preto’ até são a favor da tecnologia, contanto que sejam somente complementos.

Infelizmente, nem sempre esses limites são respeitados. Em todos os setores, os avanços tecnológicos se iniciaram da mesma forma. Primeiro, o equipamento depende de alguém para operá-lo. Depois, homem e máquina começam a trabalhar em conjunto, como colaboradores. Passam-se alguns anos e robôs fazem tudo sozinhos. E então? O que acontece com os juízes, bandeirinhas e assistentes? Tornam-se extintos.

Tentando evitar um cenário como o de Eu, Robô, onde robôs tornam-se ajudantes e empregados enquanto humanos ocupam outras posições mais privilegiadas, os árbitros preferem confiar em seus limitados recursos humanos para não serem substituídos. Seus erros, entretanto, só reforçam a ideia de que é necessário interligar tecnologia e futebol. Dois juízes já foram retirados da Copa por causa de lances polêmicos. E agora, cogita-se dois novos assistentes em campo, posicionados atrás dos gols para validar as jogadas, apesar do encarecimento que tal medida ocasionaria ao orçamento.

Até quando iremos ignorar o óbvio? O avanço é inevitável e a extinção: iminente. Logo teremos árbitros R2-D2-2022 em campo, apitando jogos com imparcialidade e precisão. Nesse dia, até mesmo a bola tech será passado.

Anúncios

One Response to Árbitro: Profissão que logo será extinta

  1. […] This post was mentioned on Twitter by georgette silen. georgette silen said: RT @lalinha777: Artigo especial sobre a Copa 2010 e a péssima arbitragem no FC vs Realidade: http://tinyurl.com/38v9zlz […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: