Nova Era: Livro Digital Mostra sua Força


Por: Larissa Caruso

Hoje, de acordo com a Veja Online, a Amazon anunciou que a venda de livros digitais através do Kindle superou a venda de livros impressos. Nas últimas quatro semanas, segundo a empresa, as vendas dos e-books chegaram a 180 para cada 100 exemplares impressos.

Estamos presenciando uma grande mudança no mercado literário. As pessoas começam a demonstrar que são realmente adeptas dessa nova tecnologia. Isto fornecerá ainda mais força ao mercado de aparelhos de leitura digital como o Kindle e o iPad. Além disso, teremos uma diminuição de barreiras de entrada para novos escritores, que poderão publicar seus textos online e alcançar um bom número de leitores.

Alguns podem clamar que o maior problema será distribuição ilegal da obra. Podemos ver, entretanto, que essa mentalidade já mudou bastante nos Estados Unidos. O iTunes e os dados da Amazon sobre o Kindle são prova disso. As pessoas estão dispostas a pagar por aquilo que apreciam, mas na maioria das vezes exigem que o preço esteja de acordo. E, em sua visão, é exatamente isso que essas ferramentas digitais proporcionam.

Quem realmente for piratear, o fará independente do formato ou do preço. Há anos diversas obras impressas escaneadas em PDF e publicadas na internet indevidamente. Isto dificulta, mas não impede que os autores tenham seu ganha-pão.

Não acredito que veremos a extinção dos livros impressos em um futuro próximo. Muitos preferem sentir o papel enquanto lêem ou simplesmente ainda não se adaptaram a essas “engenhocas modernas”. Ainda sim, notícias como esta mostram que os tempos estão mudando.

Agora, basta que nós, participantes desse mercado literário, também nos adaptemos. Será necessário, se quisermos ser bem sucedidos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: