O Turno da Noite (Volumes 1, 2 e 3)


Autor: André Vianco

Editora: Novo Século

Nota: 8,8

Os três volumes de O Turno da Noite contam a história de quatro vampiros transformados por Sétimo que são abordados pelo poderoso e misterioso vampiro Dom Ignácio. O homem notívago lhes oferece o luxo e conhecimento que necessitarão caso queiram permanecer “vivos”. O nome da organização para qual iniciam seus trabalhos inspira o nome do livro. A princípio, executam os serviços em troca do sangue daqueles que acreditam serem de bandidos e merecedores de um destino cruel. Aos poucos, entretanto, descobrem que nem tudo é como pensam.

Ao decorrer dos livros, as verdadeiras intenções de Dom Ignácio são reveladas. Os quatro aventureiros são arrastados de uma confusão a outra, indo contra o destino que lhes foi estipulado pelo vampiro ancião.

Patrícia é uma mulher determinada e forte, que acaba se tornando a líder do grupo.  Dentre os quatro, ela merece um enorme destaque por seu desenvolvimento e amadurecimento. Calíope, que aparece pela primeira vez no segundo volume sendo capturada pelo Exército Brasileiro, é estonteante em beleza e sensualidade. Imediatamente passa a atormentar o Capitão Brites que, se vê incapaz de resisti-la. Além disso, ela possui um passado rico, que cativa o leitor com riquezas históricas de nosso país.

Dentre os personagens que fazem parte da história, revemos Samuel e Gregório, os irmãos com destinos tão distintos apresentados em O Senhor da Chuva. Também temos Tiago e Eliana de Os Sete, assim como a matilha dos filhos de Lobo.

Também merecedores de um destaque especial são: Yuli, a vampira-loba que é frágil e determinada ao mesmo tempo, Dimitri, o matador, com seu Comodoro preto, e os personagens do folclore brasileiro incorporados na trama.

A obra caminha em um passo rápido que faz com que o leitor dificilmente perceba quantas páginas já leu.  Além do ritmo acelerado, o autor compartilha diversos pontos de vista, focando a narrativa em personagens diferentes ao decorrer dos capítulos. Isto permite que nos identifiquemos ainda mais com eles, além de nos tornarmos mais envolvidos com a estória.

Em geral, é uma ótima leitura, recomendada àqueles que apreciam o universo sombrio dos vampiros de André Vianco. A linha que ele estabelece entre mocinhos e vilões é tênue. Não existe preto e branco, somente um grande mar de cinza.

Parabéns, Vianco. Bela obra!

E para quem ainda não viu, o autor Andre Vianco esta produzindo um seriado desse livro. Vejam as novidades no Blog do Vianco ou sigam @OTurnodaNoite no Twitter.

Anúncios

2 Responses to O Turno da Noite (Volumes 1, 2 e 3)

  1. Eu sinceramente achei que o Vianco se perdeu no meio desse arco de histórias, que é o mais fraco da sequência Os Sete/Sétimo/Turno da Noite.
    Talvez o maior problema seja a grande quantidade de personagens, o que faz com que muitos deles tenham sido mal aproveitados.
    O rumo que o enredo tomou na reta final não me agradou nem um pouco. Mas não deixa de ser uma boa distração, apesar de estar longe de ser o melhor momento do autor.

    • lalinha777 disse:

      Engraçado, eu achei que no livro Os Sete aconteceu mais isso. Tinha alguns personagens que eu sequer ligava se estava ou não na trama. Já em O Turno da Noite, eu gostei de quase todos os personagens desenvolvidos.

      Quanto ao rumo, achei diferente, mas particularmente gostei.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: